sábado, 24 de novembro de 2012

Hidreletricidade no brasil: um breve histórico




 1881- Foi instalado o primeiro sistema de iluminação publica do país , em São Paulo .
  
1883- A primeira usina hidrelétrica do país, em Minas Gerais.

1889-A primeira companhia a explorar energia elétrica no Brasil foi a light, criada no Canadá, essa empresa obteve a concessão do governo brasileiro para fornecer energia elétrica as cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Inicio do século xx- construção da primeira usina hidrelétrica no nordeste, situada no rio São Francisco, a eletricidade destinava-se ao abastecimento de uma fabrica de linhas construída no sertão nordestino.

1945-criação da companhia nacional hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

1950- A deficiência de energia elétrica na região mais industrializada do país motivou a construção da hidrelétrica de furnas, no rio grande do norte (MG), pelo governo federal.

1962- criada a empresa estatal Eletrobrás, responsável pelo plano geral de eletrificação, o abastecimento do território nacional foi dividido em quatro grandes empresas subsidiarias da Eletrobrás.
.Eletronorte (região norte)
.Chesf (região nordeste)
.furnas (região sudeste e centro-oeste).
.Eletro sul (região sul)

1960- Surgiu a companhia energética de São Paulo S.A (cerp) que pôs em pratica a construção de novas usinas.

1970- A  S.A(cerp) já fornecia 28% de toda energia necessária ao país  
1990- O governo privatizou a maioria das empresas energéticas do país, sob a fiscalização da agencia nacional de energia elétrica (anell).
2001- Investimentos insuficientes para aumentar a oferta de energia não acompanharam o crescimento do consumo, o que provocou uma grande crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário